Cinco homens morreram e três foram presos durante a Operação Vértice Zero, realizada nesta quarta-feira (23) no distrito de Caraíva, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A ação foi deflagrada de forma conjunta pelas polícias Militar, Civil, Federal e pela Força Nacional.

Foto: Divulgação / SSP-BA

O objetivo foi desarticular uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e invasões em território indígena, informou a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, as mortes ocorreram durante cumprimento dos mandados quando houve confronto com os suspeitos. Além das prisões, os agentes apreenderam diversas armas. Foram encontrados cinco fuzis, quatro pistolas, um rifle, diversas munições de grosso calibre, entorpecentes, além de duas motocicletas com restrição de roubo.

A operação contou com apoio aéreo de um helicóptero e integra uma série de ações das forças de segurança para restabelecer o controle na região, que vinha sendo dominada por atividades criminosas. Segundo as investigações, os integrantes da quadrilha vinham ameaçando moradores, realizando ataques, pichações e mantendo pontos de venda de drogas próximos a áreas indígenas.