Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma operação da Polícia Federal, em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, nesta quarta-feira (20), realizada com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atuava na comercialização de dados sigilosos de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Foto: Reprodução

Segundo informações da Polícia Federal, a Operação Truth, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, apreendeu documentos e dispositivos de informática.

As investigações tiveram início após a identificação de um grupo na Bahia que comercializava, por meio de uma página na internet, dados cadastrais e pessoais de beneficiários da Previdência Social.

O grupo criminoso atuava na venda de informações sobre benefícios negados pelo INSS, tendo como público-alvo advogados que poderiam utilizar os dados para solicitar recursos ou ajuizar ações judiciais, visando à concessão dos pleitos indeferidos anteriormente.

As listas com os dados privados dos segurados também eram comercializadas para empresas que atuam com empréstimos consignados, com o objetivo de que serviços fossem ofertados aos titulares de benefícios ativos.

As investigações também constataram que, além da criação de páginas para vender os "pacotes de informações", os suspeitos produziam e disponibilizavam vídeos na internet. Nas imagens, eram ensinadas formas de falsificar documentos com o objetivo de cometer fraudes contra a Previdência Social.

Os investigados poderão responder pelos crimes de violação de sigilo funcional, corrupção e associação criminosa. (G1)