O reciclador José Cassio Oliveira dos Santos, conhecido como José Nino, percorreu dois mil quilômetros da cidade de São Paulo até Nova Soure, a 149 km de Feira de Santana. O percurso foi feito correndo e, depois de 24 dias na estrada, o baiano de 48 anos finalmente chegou ao destino final no último domingo (24).

Foto: Raimundo Mascarenhas - Calila Notícias

José Nino nasceu em Nova Soure, mas se mudou com a família para a capital paulista ainda bebê. Acostumado a andar bastante para coletar os materiais recicláveis, o primeiro contato com a corrida surgiu há 20 anos, quando foi apresentado a um treinador de corrida Wanderlei Oliveira. A paixão pelo esporte foi "à primeira vista" e, desde então, ele não parou mais.

A ideia deixou a família preocupada, mas o atleta amador não desanimou. A primeira vez que colocou o plano em prática foi durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Ele levou 27 dias para sair de São Paulo e chegar até Nova Soure. Dessa vez, o plano era ainda mais ambicioso: chegar na Bahia em 24 dias.

Para José Nino, chegar na cidade em que nasceu depois de vários dias de corrida foi emocionante - mesmo sem a unha de um dedão do pé. Após a chegada, José Nino fez exames em um hospital da cidade, onde recebeu soro, e foi liberado. Ele vai descansar alguns dias na cidade onde nasceu e depois vai voltar para São Paulo - dessa vez, de ônibus.