O Ministério da Saúde recebeu na última segunda-feira (13), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, destinado ao tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. A remessa inicial, entregue ao almoxarifado da pasta, contém 11.978 unidades – sendo 6.206 frascos de 100 mg e 5.772 de 160 mg. 

Foto: Divulgação | Sociedade Brasileira de Mastologia

A incorporação do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) marca um avanço no combate ao câncer de mama e atende a uma demanda antiga de pacientes e especialistas. O trastuzumabe entansina é considerado uma terapia de última geração, com potencial de reduzir em até 50% a mortalidade de mulheres com esse tipo específico de câncer. 

A previsão do Ministério da Saúde é atender, ainda em 2025, 1.144 pacientes com a nova medicação.Outros três lotes estão programados para entrega em dezembro de 2025, março de 2026 e junho de 2026, o que garantirá a cobertura integral da demanda atual na rede pública. “É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada, que representa uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, afirmou José Barreto, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde.