A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, para investigar o desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A operação cumpre 16 mandados de busca e apreensão e determina o afastamento de três servidores públicos em cinco cidades da Bahia: Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga.Foto: Divulgação / PF
A investigação aponta que o grupo atuava entre 2021 e 2024, utilizando o sistema de emendas parlamentares para viabilizar contratos públicos supostamente fraudulentos. De acordo com a Polícia Federal, o esquema envolvia pagamento de propinas, direcionamento de licitações e superfaturamento de contratos com recursos públicos, principalmente nos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga.
Os crimes apurados incluem organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, os valores desviados podem ter sido usados para financiar campanhas eleitorais, enriquecimento ilícito e operações financeiras no exterior.
Todos os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que, segundo a PF, reforça a gravidade dos indícios levantados até o momento. A força-tarefa agora concentra esforços no rastreamento do dinheiro e na identificação de todos os envolvidos no esquema.
(TAKTÁ)
0 Comentários