A partir de 2025, muitos motoristas brasileiros serão beneficiados com a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), aliviando sua carga tributária. Essa medida se aplica a diversos modelos de veículos, variando conforme as regras estaduais. A iniciativa visa tanto aliviar fiscalmente os proprietários quanto incentivar o uso de veículos mais sustentáveis. 


Veículos com mais de 10, 15 ou 20 anos de fabricação podem estar isentos do IPVA, a depender do estado. Por exemplo, Amapá e Roraima isentam veículos com 10 anos ou mais. Rio de Janeiro e Paraná aplicam a regra a partir de 15 anos. São Paulo e Minas Gerais concedem isenção para veículos com 20 anos ou mais.

Sustentabilidade

A crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado estados a concederem isenções ou reduções significativas de IPVA para veículos elétricos e híbridos. Esse estímulo para a adoção de tecnologias menos poluentes visa não apenas aliviar o impacto ambiental, mas também tornar esses veículos mais acessíveis aos consumidores brasileiros.

Pessoas com deficiência (PCDs) e motoristas profissionais, incluindo taxistas e motoristas de aplicativo, também têm facilitada a isenção do IPVA. Critérios específicos são definidos por cada estado.

Em São Paulo, por exemplo, veículos de PCDs com valor venal até R$ 70 mil obtêm isenção total. Carros com valor acima desse quantum garantem isenção parcial para valores até R$ 120 mil.

Como solicitar a isenção de IPVA

Para saber se um veículo é elegível para a isenção, deve-se consultar o portal da Secretaria de Fazenda do respectivo estado, utilizando o Renavam e a placa do veículo. Os pedidos de isenção para PCDs exigem documentação médica comprobatória e registro em nome do beneficiário ou seu representante legal.

Para veículos mais antigos, a isenção pode ser concedida automaticamente, mas é importante checar atualizações das regras estaduais para não perder prazos importantes.

Por: RedaçãoFonte: Catraca Livre