A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (8/10) a Operação Nacional Proteção Integral III, em ação conjunta com as Polícias Civis de 16 estados brasileiros, para identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes, principalmente praticados pela internet. 

A operação visa o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o território nacional. 

Segundo informações até o momento, foram 55 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e uma vítima resgatada — número que segue em atualização. Ao todo, participaram da ação 617 policiais federais e 273 policiais civis dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

De acordo com a Polícia Federal, a operação integra os esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, reforçando a importância da cooperação entre órgãos de segurança pública na repressão a esse tipo de delito.